Pergolado: Dicas e ainda um passo a passo para fazer o seu.

Pergolados de madeira são uma forte tendência em decoração para áreas externas, como jardim ou varanda. Um ótimo espaço para cultivar plantas, receber amigos e familiares ou simplesmente para relaxar, o pergolado dá um toque especial para a decoração.

Além disso proporciona vantagens para o seu ambiente: sombras interessantes e em muitos casos confortáveis, se for projetado para gerar sombras maiores reduz o impacto da radiação solar e preserva a mobília externa.

Características dos Pergolados de Madeira

O local preferido para construir um pergolado é na parte externa da casa, como jardins, varandas, quintais, corredores, piscinas e até garagens.

Os vãos entre as vigas do teto, característica número um dos pergolados, fazem a combinação perfeita entre sombra e ventilação. Por essa razão, é muito comum utilizar móveis como cadeiras, poltronas e sofás para aproveitar os benefícios que o pergolado oferece da melhor maneira possível.

Os pergolados podem ser feitos com vários materiais, contudo o tipo mais tradicional é o de madeira. O único cuidado com relação a madeira é tratá-la adequadamente para evitar o desgaste provocado pelo sol, chuva e insetos, como os cupins. A madeira é um material muito resistente e pode durar por muitos anos, quando bem cuidada.

Com ela é possível construir pergolados que vão desde os modelos mais clássicos aos mais arrojados. Para um visual moderno aposte em uma cobertura de vidro, já para projetos rústicos, as plantas trepadeiras são ideais.

Até mesmo plantas frutíferas, como as parreiras ou pés de maracujá são ótimas opções para o pergolado de madeira, além de realçar a beleza do local ainda presenteiam os moradores com frutas frescas. Por falar nisso, os pergolados, de origem italiana, eram utilizados no passado justamente para o suporte e cultivo das parreiras de uva. Só tempos mais tarde é que eles passaram a ser incluídos em projetos de decoração.

Passo a passo para construir um pergolado de madeira

Em tese, construir um pergolado de madeira não é algo tão complexo. Basicamente, a estrutura é formada por colunas e vigas dispostas paralelamente.

Entre os tipos de madeira mais utilizados para a construção de pergolados estão o eucalipto, pinus, peroba, jatobá, madeira de demolição e o bambu.

Confira abaixo o passo a passo para fazer, você mesmo, um lindo pergolado de madeira:

  1. Primeiramente, compre a madeira mais adequada para o seu projeto. Não se esqueça de verificar se ela foi tratada para resistir à chuva, ao sol e possíveis pragas. Caso contrário, providencie isso. Outra coisa importante a ser observada é se a madeira está envergada ou empenada;
  2. Em seguida, tire as medidas do local onde o pergolado será construído. Garanta que as bases verticais tenham no mínimo 8 cm² por 3 metros de comprimento. Já as barras laterais (colunas) devem ter 15 por 5 centímetros;
  3. Use barbantes para demarcar o local. As colunas do pergolado devem ficar sobre sapatas de concreto, enterradas de preferência com 60 centímetros de profundidade. Isso garantirá que a estrutura do pergolado fique firme e segura;
  4. As vigas devem ser unidas por uma ripa transversal. Repita o processo com todas as colunas.
  5. Utilize parafusos grossos e um nível de bolha para garantir um ângulo de 90º;
  6. As vigas da cobertura devem ter um espaçamento entre 20 a 40 centímetros entre elas;
  7. Feito tudo isso, o seu pergolado estará pronto!

Conheça nossa loja e faça seu orçamento! Aqui na Santos Madeiras trabalhamos somente com madeiras 100% legalizadas. E, para sua comodidade, enviamos nossos produtos para todo Brasil e facilitamos o pagamento: você pode pagar no cartão de crédito em até 18x, ou á vista no boleto ou Pix. Tire seu projeto do papel com segurança e com materiais com qualidade e procedência, venha para a Santos Madeiras! 


Visite nosso site. Clique na nossa logomarca abaixo e veja nosso catálogo de produtos, compre direto no site que entregamos em sua casa em qualquer lugar do Brasil.

Deixe uma resposta