As vantagens do uso da Madeira de Lei na construção são muitos. Conheça alguns.

O uso da madeira de lei como principal material na estrutura de edificações tem se mostrado vantajosa principalmente devido a durabilidade, segurança, manutenção e  economia de energia.

A madeira é um dos materiais mais antigos a ser utilizado em construções, mas após a Revolução Industrial foi desprezada para o estudo de novos materiais como o aço e o concreto. Apesar da tecnologia apresentada por esses materiais, a madeira ainda supera pelos seus benefícios apresentados.

Antes de tudo, para adquirir o material de forma consciente, é preciso estar atento aos fornecedores e escolher as espécies ideais para cada tipo de construção, afim de obter menor impacto ambiental.

As vantagens do uso da madeira na construção são muitos, por exemplo:

– Alta Resistência: Foi o primeiro material capaz de resistir tanto a esforços de compressão como de tração. Tem uma baixa massa volumétrica e resistência mecânica elevada. Pode apresentar a mesma resistência a compressão que o concreto e dez vezes mais resistência a flexão, além da resistência ao corte. Não se desfaz quando submetida a choques bruscos que podem provocar danos.
Além disso, os arqueólogos costumam encontrar peças antigas ainda existentes em madeira tais como: sarcófagos, embarcações, esculturas, utensílios domésticos, armas, instrumentos musicais, elementos de construções, etc. Em Kyoto no Japão podemos encontrar templos milenares construídos com estrutura de madeira.

– Manutenção: Trata-se de uma matéria-prima muito versátil que pode ser usada de forma variada de acordo com o tipo de aplicação pretendida, além de permitir ligações e emendas fáceis de executar.

– Isolante Término e Acústico: A madeira é um isolante natural, tanto térmico como acústico. As boas condições naturais de isolamento permite a economia de energia em aparelhos de climatização de ambiente.

A madeira pode ser utilizada na construção de diversas maneiras, tais como:


Pesada Interna: São peças de madeira serradas ou painel laminado colado que são usados como vigas, caibros, pranchas e tábuas utilizados em estruturas de telhado;

Leve Externa e Interna Estrutural: São as tábuas e pontaletes usados temporariamente nas construções, como andaimes, escoramentos e formas para concreto;

Interna Decorativa: Usufrui da diversidade de cores e texturas da madeira, são usadas como forros, painéis, lambris e guarnições;

Leve em Esquadrias: Referente a portas, venezianas, caixilhos e molduras;

Assoalhos Domésticos: Produtos de madeira sólida e produtos trabalhados para utilização própria em pisos (assoalhos, tacos, tacões e parquets).

Com as inúmeras vantagens apresentadas na utilização de madeira na construção civil, esperamos ter contribuído com mais um pouco de conteúdo rico para você. Até a próxima!

Visite nossa Loja Online. Clique na nossa logomarca abaixo e veja nosso catálogo de produtos, compre direto no site que entregamos em sua casa em qualquer lugar do Brasil.

Deixe uma resposta