Cambará: características, usos e dicas para usar.

A madeira cambará é muito popular, tanto pela sua beleza e modernidade, quanto pela sua grande resistência. Conheça as principais vantagens e características que fizeram dessa madeira uma das queridinhas do mercado brasileiro.

Madeira Cambará: sinônimo de resistência

O Brasil é um país com uma grande diversidade de climas, o que exige cuidado na escolha dos materiais usados na construção civil, no feitio de móveis e decoração. Em regiões mais úmidas, a Madeira Cambará oferece uma qualidade muito atrativa: sua alta resistência à água e umidade. Diferente de muitas madeiras disponíveis no mercado, o Cambará não apresenta aberturas, não apodrece facilmente, nem incha ou deforma quando entra em contato direto com a água. Alguns tipos de madeiras também apresentam um odor desagradável quando o clima está muito úmido, isso não ocorre com essa madeira! 

Esses fatores fazem com que o Cambará seja uma ótima escolha para diferentes usos, incluindo projetos de móveis e estruturas em ambientes externos, já que não há motivo para preocupações com deformação ou mau cheiro.

Características

A madeira Cambará tem uma coloração castanho-avermelhada, que vai de tons mais claros a tons mais escuros. Como possui óleo de resina em sua composição, apresenta algumas manchas mais escuras na parte interior, o que confere uma estética incrível. Além disso, essa madeira não apresenta brilho nem odor perceptível.

Tem uma textura grossa e aspecto bem fibroso. Porém, mesmo sendo fibroso e felpudo, esse material é de fácil colagem e fácil de tornear e, com ferramentas adequadas, apresenta um bom acabamento. 

Por fim, vale ressaltar um aspecto que impacta em uma preocupação recorrente das pessoas ao usarem madeira: os indesejáveis cupins. Essa madeira apresenta resistência moderada a esse tipo de ataque. 

Popularidade justificada

Essa é uma madeira muito procurada no mercado, e não é à toa: sua grande resistência, a ausência de odor e bom acabamento fazem do Cambará  uma das principais escolhas para uma série de usos. Veja alguns:

  • Móveis: A madeira Cambará é uma boa pedida para fazer mesas, cadeiras, painéis de TV, bancos, cômodas e até mesmo cristaleiras. Isso porque além da beleza, é muito resistente, é de fácil serragem e não tem tendência a torcimento.
  • Construção Civil: Devido a grande resistência e excelente custo-benefício, essa madeira também é muito utilizada em telhados, vigas, ripas, estruturas e caibros
  • Esquadrias: Aposte nesse material para suas portas, venezianas e caixilhos. Você terá beleza e muita durabilidade!
  • Decoração interna: garanta a sensação de conforto e aconchego do seu ambiente utilizando o Cambará em forros e lambris.

Onde comprar Madeira Cambará?

Uma das dicas mais importantes que se aplica na hora da compra de qualquer madeira é sempre verificar a procedência do estabelecimento que comercializa o material. Lembre-se de sempre certificar-se se a loja possui o DOF (Documento de Origem Florestal), documento que garante que a madeira é proveniente de um manejo sustentável.  Essa é uma atitude que pode ajudar no combate ao desmatamento ilegal. Faça a sua parte! 

Na Santos Madeiras a preocupação ambiental é levada a sério: todas as madeiras comercializadas possuem origem de manejo sustentável. Além do Cambará, oferecemos um vasto portfólio de madeiras, ferragens, artefatos, tintas e ferramentas que atendem as mais diversas necessidades para o seu projeto. 

Conheça nossa loja online e aproveite: enviamos para todo o Brasil.


Visite nosso site. Clique na nossa logomarca abaixo e veja nosso catálogo de produtos, compre direto no site que entregamos em sua casa em qualquer lugar do Brasil.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: