OSB: Economize no projeto, não na originalidade!

OSB e Suas Possibilidades

O OSB (Sigla em inglês de Oriented Strand Board ou Painel de Tiras Orientadas – tradução livre) é um material composto de pequenas lascas de madeira orientadas para uma determinada direção. O preço acessível é um dos principais atrativos desse material que, mesmo simples, pode ser usado em móveis, revestimentos e estruturas internas. Conheça mais sobre esse material e veja ideias para usar aí na sua casa!

Antes de começar, vamos esclarecer uma dúvida recorrente:

Não, o OSB não é igual ao compensado de madeira! Essa é uma dúvida comum, já que os materiais são realmente parecidos. Vamos explicar a diferença:

OSB: Feito com lascas de madeira alinhadas, com resina e sob pressão.

Compensado: fabricado com lâminas de madeira com espessuras diferentes e em sentidos opostos – o que pode gerar espaços vazios (bolsões de ar) dentro da placa.

Funcionalidade e Versatilidade

O OSB é muito usado para decoração, ele une o charme do visual natural da madeira com o baixo custo de matérias-primas mais simples. Esse é um material que permite que você solte a criatividade: sua funcionalidade e capacidade de ser trabalhado em formas inusitadas são um convite para inovar nos ambientes!

Liberdade Criativa e Ecológica

Com o tempo, o OSB saiu dos tapumes e estandes de feiras e caiu no gosto dos designers, que encontraram nesse material a possibilidade de trabalhar de forma original e inusitada com muita liberdade. As placas são feitas de tiras de madeira de reflorestamento, ou seja, além da beleza, o OSB confere o apelo ecológico para sua decoração, devido ao baixo impacto ambiental da sua produção.

Textura, estabilidade e versatilidade

Por ser um material composto de tiras de madeira, pode ser que a primeira impressão que você tenha é que esse é um material frágil, mas não é! O OSB é um produto resistente, com boa estabilidade e que pode ser trabalhado em diversos ambientes, dos mais requintados aos mais descontraídos. Sem falar na sua charmosa textura que, apesar da cor neutra, carrega muita personalidade.

O processo de produção leva uma resina resistente, sob alta temperatura e pressão, o que faz dessa placa um material rígido e com alta resistência, o que permite seu uso tanto na decoração, como em móveis e revestimentos. É possível, inclusive, usar OSB em áreas úmidas da casa.

Vantagens do OSB:

  • Muitas possibilidades: essas chapas são vendidas em diferentes tamanhos e espessuras, além de serem de fácil manuseio, permitindo muita criatividade na hora de projetar!
  • Altíssima resistência ao ataque de cupins
  • Resistência a umidade: o uso da resina torna possível o uso do OSB inclusive em áreas úmidas.
  • Sustentabilidade: a fabricação do OSB é feita a partir de madeira de reflorestamento.
  • Grande resistência mecânica: resiste muito bem a impactos físicos.
  • Isolamento térmico e acústico: excelente opção para a separação de ambientes internos.
  • Preço acessível

Saindo do comum: Ideias para usar o OSB

O uso mais comum do OSB é na construção civil, em paredes, tetos, tapumes, embalagens de materiais e estruturas desmontáveis. Mas as possibilidades oferecidas por essas placas vão muito além disso!

Nada melhor do que ver, na prática, ótimas ideias para usar esse material incrível. A ideia aqui é mostrar que é possível projetar de forma moderna, inovadora e criativa com custo baixo.

Móveis

A textura diferenciada é capaz de conferir modernidade para seus móveis. Além disso, você encontra essas chapas em diferentes formatos, ou seja, muitas possibilidades para os seus projetos, inclusive móveis feitos sob medida!

Outro ponto de destaque é o seu valor, que torna possível a criação de móveis planejados por um preço muito mais acessível!

Bancada e Revestimento de OSB

Imagem: https://www.cotemaison.fr/

Móvel de OSB

Foto: Pinterest

Armário de OSB

Foto: https://projetos.habitissimo.com.br/

Além da forma natural, as placas de OSB podem ainda ser pintadas.

Veja como o material ganha ainda mais personalidade!

Armários projetados de OSB pintado

Imagem: https://www.dezeen.com/

Revestimentos

Outra forma de usar o OSB que pode dar uma nova cara para qualquer ambiente é aplicá-lo como revestimento. Veja alguns charmosos exemplos:

Imagem: https://www.idoitmyself.be/

Imagem: Pinterest

O que achou dessas ideias?

Se você mudou o seu conceito sobre o OSB e já se inspirou por aí, você pode adquirir pela nossa loja online. Enviamos para todo o Brasil.


Faça seu orçamento! Aqui na Santos Madeiras trabalhamos somente com madeiras 100% legalizadas. E, para sua comodidade, enviamos nossos produtos para todo Brasil e facilitamos o pagamento: você pode pagar no cartão, boleto ou Pix. 

Tire seu projeto do papel com segurança e com materiais com qualidade e procedência, venha para a Santos Madeiras! 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: