Verniz ou Stein?

Na hora de trabalhar com estruturas de madeira é importante saber qual é o ambiente e o resultado desejado. Os acabamentos mais indicados são o Verniz e o Stain. Embora ambos sejam usados com a mesma finalidade e tenham solvente como base, eles possuem diferentes tipos de proteção e efeito.

 

Verniz 

Verniz é uma película de acabamento quase transparente, usada geralmente em madeira e outros materiais para proteção, profundidade e brilho. Sua formulação tradicional contém óleo secante, resinas e um solvente como aguarrás, mas modernamente são utilizados também derivados de petróleo como poliuretano ou epóxi.

 

Para que serve o verniz na madeira:

A aplicação de verniz na madeira é uma prática fundamental, por dar durabilidade à madeira e por ser uma maneira de embelezar o material. As aplicações do verniz na madeira diminui a absorção de água ou qualquer tipo de umidade, aumentando consideravelmente a sua vida útil.

Com o verniz, a vida útil da peça aumenta em até quatro vezes. Já uma peça sem acabamento está mais frágil e, por isso, poderá apodrecer facilmente. É possível escolher verniz com ou sem brilho, para que se adeque a qualquer projeto.

Uma vez que o verniz seca, ele se torna um tipo de película que cobre a superfície. O verniz, dessa maneira, atua como uma camada fina que proporciona proteção ao objeto envernizado.

Uma característica do verniz é que ele pode ser encontrado em 3 tipos diferentes: fosco (sem brilho), acetinado (levemente brilhante) e brilhante (ou alto brilho). Existem algumas variações que além do brilho, permitem alterar a cor da madeira, podendo ser empregados para tingimento. A manutenção é uma desvantagem do verniz, pois requer lixamento para reaplicação, já que cria uma película sobre a área aplicada.

 

Stain

O Stain é um dos produtos favoritos quando estamos falando sobre a proteção da madeira. Ele pode ser usado em portas, janelas e móveis confeccionados no material e apresentam uma excelente performance contra os desbotamentos e a deterioração da madeira com o passar do tempo.

O Stain é uma resina impregnante que é aplicada sobre a madeira para proteger a superfície contra umidade, sol, fungos e até mesmo insetos. O Stain uma vez aplicado penetra nos veios da madeira e forma uma película muito fina que não descasca com o tempo e nem trinca sob ação da chuva ou sol.

 

Para que serve o Stain na madeira:

A proteção ocorre por hidro repelência, ou seja, impedindo que a água entre na madeira. Uma dica de aplicação dos acabamentos em Stain são os decks de piscina.

Além de proteger a madeira do sol, o produto deixa o material menos escorregadio, isso ajuda na proteção da madeira contra a umidade e o aparecimento de fungos.

A vantagem do Stain sobre o verniz é a sua manutenção, pois ele pode ser reaplicado por cima da camada antiga sem simples lixamento, apenas uma limpeza para remover partículas de pó e outras superfícies. Outro ponto é que o Stain não descansa, mas pode desbotar ao passar do tempo. 

 

Aqui na Santos Madeiras, trabalharmos com ambos os produtos que auxiliam na proteção das suas peças.

Venha até nossas lojas ou acesse o nosso site e confira nossas ofertas, temos um mix de produtos para atender você 😊

 

——————————————————————————————————————————————————————

 

www.santosmadeiras.com.br

📍 Unidade Palhoça – BR 101, 213

📍 Unidade Santo Antônio de Lisboa – SC 401, 11600

📍 Unidade Itacorubi – Rod. Admar Gonzaga, 867

Telefones (WhatsApp)  48 3344-1830

Criado por: Eduarda Mortari e Júlio Cesar

Revisado por: Helin Kondras

Artes: Café com Marketing

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: