STAIN: Tudo que você precisa saber sobre a resina

Portas e janelas de madeira pedem proteção contra desbotamentos e deterioração, pela simples passagem do tempo. Por isso, é indicado aplicar stain, resina de efeito decorativo que ressalta a tonalidade natural da madeira, repele água (hidro-repelente), e combate a formação de fungos (fungicida).


De fácil aplicação e manutenção, o stain não trinca, porque é absorvido pela madeira e não forma camada de filme de proteção. As lojas de materiais de construção fornecem dois tipos de produto: o preservativo, com ação fungicida; e o de acabamento, que não possui nenhum inseticida em sua composição.


“Stains são acetinados, realçam os veios da madeira e não formam filme sobre sua superfície, o que mantém o aspecto natural, rústico de portas e janelas”, explica Gisele Bonfim, gerente técnica e de assuntos ambientais da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati). O verniz, ao contrário, é vendido nos acabamentos brilhante, acetinado e fosco, e altera o aspecto natural da madeira.
O modo de aplicação e o número de demãos devem seguir as instruções das embalagens. De acordo com Bonfim, entretanto, há etapas básicas de aplicação: lixamento da peça, que deve ser feito sempre no sentido dos veios da madeira, limpeza da superfície, e aplicação da primeira demão, com pincel ou rolo, sempre no sentido dos veios.


Ainda na primeira demão, após alguns minutos da aplicação, deve ser usada trincha para uniformizar o acabamento. O intervalo entre demãos é de pelo menos 12 horas.
É indicado não manipular stain em dias muito frios, com temperaturas abaixo dos 10°C, nem o aplicar sobre madeiras verdes ou molhadas. Também não é preciso usar o produto em excesso. Tampouco é recomendado fazê-lo em ambientes fechados e úmidos, ou diretamente sobre outros acabamentos (tintas e vernizes).


A manutenção é simples, porque a película, ao não trincar, também não se desprende da madeira. Quando desgastada, basta fazer nova aplicação: “Deve-se lavar a superfície, esperar que seque bem, fazer novo lixamento com esponja comum de limpeza e reaplicar uma ou duas demãos do produto”.
CONHEÇA AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO STAIN:

Stain colorido: tinge a madeira sem esconder seus veios e bloqueia os raios UV. Algumas indústrias oferecem a oportunidade de criar cores em sistemas tinto métricos. Protege superfícies expostas ao tempo por um período médio de quatro anos. Áreas externas exigem três demãos do produto.
Stain incolor: altera pouco a aparência da madeira, que fica com aspecto encerado. Oferece proteção contra fungos e raios solares. Penetra na madeira sem formar película, por isso não racha, mas desgasta-se aos poucos sob a ação da chuva e do sol. Exposto às intempéries, esse acabamento dura cerca de três anos. São necessárias três demãos para proteger superfícies expostas ao tempo.
O produto tem ação prolongada e é eficiente na proteção contra fungos que mancham e diminuem a vida útil da madeira.


Stain tonalizante: tinge as fibras da madeira de tons como ipê, mogno e nogueira, sem, contudo, esconder os veios. Proporciona boa proteção contra umidade e bloqueia parte dos raios UV. Dura entre quatro e cinco anos quando exposto ao tempo. Também necessita de três demãos.

Aqui na Santos Madeiras trabalhamos com a linha de stain da Montana, a Osmocolor. Temos disponíveis as mais diversas colorações nos tamanhos de 900ML, 3,6L e 18L, buscando atender a necessidade dos mais variados tamanhos de projetos. Caso esteja precisando proteger o seu projeto em madeira, venha até uma de nossas lojas e garanta já a osmocolor que mais se encaixa em sua necessidade.

http://www.santosmadeiras.com.br
Unidade Palhoça – BR 101, 213
Unidade Santo Antônio de Lisboa – SC 401, 11600
Unidade Itacorubi – Rod. Admar Gonzaga, 867

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: